21 de março de 2012

Escândalo envolvendo pastor evangélico

Eu quero iniciar esse post com uma frase de Ghandi que eu adoro e assino embaixo: "Eu creio no Cristo dos cristãos, mas não no cristianismo dos cristãos." 

Neste domigo, a Rede Record de televisão (do Bispo Edir Macedo, também dono da Igreja Universal do   Reino de Deus) exibiu uma reportagem de cerca de 26 minutos denunciando o "Apóstolo" Valdemiro Santiago. A reportagem muito bem conduzida pelo repórter Marcelo Resende que acusa e denuncia o dono da  Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago de uso indevido do dinheiro da igreja para benefício próprio. Antes de discorrer sobre o assunto, segue o vídeo do Youtube com a reportagem completa. Assista abaixo:
Como puderam ver, apesar de "espetadelas" em favor da IURD, foram explorados também dois escândalos envolvendo a mesma igreja do "Apóstolo". O primeiro, envolvendo a própria prisão do apóstolo por porte ilegal de armas. Essa reportagem, apesar de ser de 2003, eu pude encontrar no jornal Estadão. Para ver o link e conferir a matéria na íntegra, clique aqui.
Nesse caso, por mais que os armamentos fossem utilizados para a caça, estaria ele segundo a legislação, cometendo crime ambiental. Se a caça deixou de ser crime inafiançável (o que não foi o caso da época da prisão), o porte ilegal de armas é. Mas sabe-se lá como, ele foi solto e nada aconteceu.
O segundo caso refere-se a pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) que venderiam fuzis M15 americanos para traficantes do Rio de Janeiro. Essa reportagem eu encontrei no Globo. Para ver a reportagem na íntegra, clique aqui. Como a reportagem não mostra qual denominação da igreja, encontrei a reportagem também no Youtube. O vídeo também é da Rede Record do Bispo Macedo (IURD). Assista:

Eles foram presos na BR 262, que liga Miranda a Corumbá. Estrada perigosíssima que tive a oportunidade de percorrer de carro em uma viagem ao Pantanal e a própria Corumbá, terra de meus ancestrais. Além de ter animais atropelados (tamanduá, capivara, jacaré e até boi) ao longo de toda a estrada, não há luz, vestígio de cidade, posto de gasolina, nada. Se o carro quebrar lá, é melhor você não sair do carro até que algum socorro chegue, isso se você conseguir fazer com que o seu celular pegue nessa estrada no meio do nada. Voltemos:
Valdemiro Santiago deixou a IURD para fundar a sua própria igreja IMPD. A partir de então, manteve sempre um comportamento de desrespeito, jocoso e arrogante com o dono da rede Record e IURD, bispo Macedo.
O fato é que ambas as igrejas recebem inúmeros processos e são frequentemente investigados pelos órgãos públicos por supostas irregularidades. As denúncias aparecem aos borbotões e no Youtube, encontramos diversas baixarias e acusações de ambas as partes. E muitos outros pastores de renome entraram nessa chacrinha de denuncismo que nada tem a ver com o propósito cristão. Nossa sociedade que, apesar de laica, foi fundada de acordo com valores morais e éticos sino-cristãos assiste perplexa essa briga por dinheiro.
O dono da TV Record também foi denunciado pela Rede Globo de Televisão nos idos anos 90, que após uma semana, não sabemos como, parou de denunciar a IURD. A reportagem, também é encontrada no Youtube. Vejam:


Já denunciei aqui a Teologia da Prosperidade através dos posts: Fé do Brasil - Fezes do Brasil e Teologia da Prosperidade
Estou realmente cansado disso tudo. Apesar de Cristão evangélico, confesso que não gosto de evangélicos. São soberbos, donos da verdade, julgam a tudo e a todos. Nos domingos na igreja são mais santos que Jesus e no decorrer da semana, são lixo humano. Fofoqueiros, blasfemos, maus e EU ME INCLUO nesses. Reconheço o quão mau e pecador eu sou. Essas reportagens pelo menos me trouxeram de bom, uma nova reflexão que leva a crer que a igreja no Brasil não está em crise. Estaria em crise se soubesse o que está fazendo. Mas apesar de pensar que sabem, eles estão cegos pelo dinheiro e avareza. E o ser humano está sendo usado. 
De acordo com o meu incipiente entendimento sobre a Bíblia, Deus criou os homens para serem amados e as coisas para serem usadas. Hoje, em todos os campos do mundo moderno incluindo a igreja, os homens são usados e as coisas amadas. O que se vê nos embates do narcotráfico do Rio de Janeiro, na luta por território entre traficantes rivais, vemos hoje, uma luta de lobos pelo dinheiro da ovelha. O fato é que a igreja no Brasil é uma igreja errada, que comporta-se de maneira errada, produzindo pessoas com pensamentos errados e doentios. Mantendo o status quo de amar as coisas e usar as pessoas, a igreja tenta atrair seus adeptos com promessa de prosperidade através dos dízimos. E o homem, amando as coisas e usando a Deus dá o seu dinheiro como se fosse possível barganhar com Deus. Como se aquele que morreu na cruz por amor a todos nós fosse um fundo de investimento. 
Eu aprendi que Deus é amor. Eu aprendi que Deus não quer o meu dinheiro, ele quer intimidade comigo e que a "instituição" igreja deve usar o dinheiro recebido, seja como dízimo ou oferta, como instrumento de misericórdia, dando cobertor a quem tem frio, comida a quem tem fome e palavra de vida aos desesperançosos.
É muito triste perceber que "pastores, apóstolos, bispos, semideuses, missionários, Jesus segundos, santidades, etc" se aproveitem da boa fé de alguns de da promessa de dinheiro fácil para muitos. Transformaram a "noiva" (igreja) em marketing de rede. 
Para estes que desvirtuam o propósito da igreja eu peço que olhem as vidas de pessoas que não compartilharam necessariamente da mesma fé evangélica mas são muito mais cristãos que todos os que conheci. Vejam o exemplo de Madre Teresa de Calcutá. Quando eu a vi se ajoelhar para o Papa João Paulo II eu morri de raiva. Quem deveria se ajoelhar era ele. Vejam Ghandi com a frase que discorri no início do post. Vejam o que ele fez com a Inglaterra sem dar um único tiro. Vejam o Chico Xavier que nunca fez fortuna. Pelo contrário, tudo que recebeu ele distribuiu. Não compactuo com a fé espírita, embora tenha nascido em berço espírita e tenha conhecimento de causa quando falo deles. Mas em termos de amor ao próximo e humildade, estão muito a frente de qualquer igreja evangélica. 
Para estes que abusam da fé e tripudiam diante do sangue dAquele que morreu por amor a nós vai um trecho Bíblico:
2 Timóteo 3:1-13
"Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.
Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.
E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados".

As penúltima frase diz que por Cristo os crentes padeceriam perseguições. Agora, seremos ainda mais perseguidos por culpa nossa. Porque não entendemos o que lemos, se é que lemos. Se é que buscamos a Deus, realmente.
Gosto muito de uma exortação contida em Marcos 9:42
"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar."
Ai destes homens. Mas acho que isso se deve talvez a proximidade do final dos tempos, porque em Mateus 24:12 está escrito: "e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará."

Termino com imagens tristes da igreja denunciada:

Triste.

3 comentários:

  1. so quem fala mal do apostolo quenm nao conhece pessoalmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti ao programa o suficiente para reconhecer o intento. Só não vê quem não quer ou quer usar Deus como fonte de renda na maldita teologia da prosperidade.
      Talvez você mesmo, anônimo, esteja usando a igreja como um fundo de investimento. Um pastor que cobra o "trízimo" ou o "Dízimo da Renda que você quer ter". Copie e cole estes links:
      http://www.youtube.com/watch?v=hrb1BmVbWgA

      http://www.youtube.com/watch?v=YhJDFa0e210

      Os evangélicos criticam os católicos de idolatria, mas saem na porrada por causa do lencinho com o "suor santo" do Valdemiro.
      Esse cara é a vergonha do evangelho. Superou o próprio Edir Macedo.
      Sinceramente não sei o que acontece, um pastor chega a um determinado patamar e se "converte", se "vende" de uma maneira escrota. Homens que um dia eu respeitei, como o Marco Feliciano, que hoje em dia se preocupa com seus sapatos e com seu Megahair liso. Até o próprio Silas Malafaia, meu Deus, profundo conhecedor da palavra, profundo estudioso com magnífica retórica, hoje vejo-o enveredar por caminhos duvidosos.
      Recentemente a Forbes fez uma lista com os pastores mais ricos, uma vergonha. Copie e cole este link: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2013/01/forbes-lista-pastores-milionarios-no-brasil.html
      O EVANGÉLICO NO BRASIL HOJE É TUDO, MENOS CRISTÃO!
      Sou evangélico e comecei o post usando uma frase de Gandhi. Terminarei com o comentário de um santo homem que foi canonizado pela igreja católica. São Francisco de Assis: "Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras"
      Somente Deus conhece verdadeiramente as pessoas porque conhece o intento de cada coração.
      Paz!

      Excluir
    2. Esqueci de mencionar.... O Valdemiro é o Arlindo Cruz Gospel com esse negócio de lencinho.

      Excluir